sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ENTREVISTA

E.E.B.São João Bosco
Professora: Margareth Schulze
Turmas: 4a. séries
Períodos: Matutino e Vespertino
Tempo: 5 dias
Mídia: Máquina fotográfica

JUSTIFICATIVA
A entrevista é uma forma de se construirem conhecimentos novos por meio de diálogos com pessoas com idéias diferentes. Além de ser de fácil realização, a entrevista quando bem sucedida é uma atividade muito gostosa. Gostosa de fazer, ver e ouvir. Haja vista os vários programas de entrevista de sucesso na televisão brasileira.

OBJETIVOS
Expressar-se com clareza.
Emitir opinião sobre um determinado assunto com clareza, com ordem, respeitando a fala do outro.
Desenvolver a habilidade de fazer sínteses oralmente.
Desenvolver a habilidade de elaborar e registrar o conteúdo de uma entrevista.
Desenvolver a habilidade de se expressar em público.

METODOLOGIA
Quando queremos saber as idéias, as opiniões das pessoas sobre um determinado assunto podemos entrevistá-las. Esse tipo de comunicação é comum em jornais, revistas, rádio e televisão.
Antes da entrevista, o entrevistador deve preparar as perguntas que vai dirigir aos entrevistados, sob a orientação do professor. Pode ser ao vivo ou editada para ser publicada depois.
Você pode entrevistar um parente, amigo, vizinho ou outra pessoa do bairro.

Preparando a ENTREVISTA.
Elabore quatro perguntas para uma entrevista sobre "Os principais problemas da Sociedade Brasileira" (Brasil, governo, trabalho, desemprego, futuro).

1a parte: Apresentação do resultado final das entrevistas.
Apresentar para os colegas o resultado de seu trabalho e procurar conhecer também as entrevistas que eles fizeram.
Escolher, junto com o professor, um dos assuntos das entrevistas e organizar um debate entre eles.
Estabelecer o dia e o tempo que vão dedicar à realização dessa tarefa. Decidir quantos minutos cada um terá para expor sua opinião, a fim de garantir a participação de todos.

CONCLUSÃO
Partindo do princípio de que todo aluno tem direito ao conhecimento da língua, como forma de participação na sociedade, e que esse direito se concretiza também na escola, por meio de experiências significativas do uso da linguagem de modo interativo, quero destacar que, durante todo o processo de construção dessa atividade proposta procurei promover a aprendizagem da leitura e da expressão oral e escrita do aluno com sucesso.
Durante as apresentações (oral e escrita) dos alunos foram registrados com o uso da "máquina fotográfica".

Nenhum comentário: